saiba lidar com a acne

A acne é um problema presente na vida de inúmeras pessoas, traz desde dores severas na região facial até mesmo problemas sérios relacionados à autoestima. É algo muito recorrente, principalmente na puberdade.

Em algumas pessoas a acne pode ser mais tranquila do que em outras, enquanto há quem tenha uma espinha aqui e outra ali, outras pessoas possuem a região do rosto completamente coberta por cravos e espinhas.

Se quiser saber mais sobre isso, algumas dicas de tratamento além de compreender mais a fundo sobre o que leva alguém a ter espinhas, continue lendo este artigo, ao final dele você certamente estará esclarecido.

O que é acne?

As glândulas sebáceas são responsáveis pela reprodução de sebo, mas em muitos casos a produção acaba sendo excessiva, o que resulta em acne. A acne pode causar fortes dores quando inflamada, além de cicatrizes profundas na pele.

Quando não tratada, a acne tem tendência a aumentar com o passar do tempo, por isso é que sugerimos que você busque um dermatologista assim que perceber problemas de acne.

Não pense que quando falamos de acne nos referimos somente às espinhas, os cravos também caracterizam casos de acne. Eles são conhecidos como acne não inflamatória no meio dermatológico.

Até mesmo os cravos devem ser tratados, afinal, podem evoluir para um quadro mais grave a qualquer momento.

Por que temos acne?

Se você sofre com problemas de acne e vive se perguntando o motivo disso acontecer, talvez tenhamos a resposta para você neste post.

A acne, em maioria, é causada pelo excesso de oleosidade na pele, mas existem ainda outras razões para isso.

A falta de limpeza diária na pele pode ser um forte motivador à acne, é importante usar sabonetes próprios para o rosto, além de adstringentes ou lenços umedecidos.

A alimentação também pode ser extremamente decisiva quando falamos sobre um rosto limpinho e sem espinhas: quanto mais fritura você ingere, maiores são as suas chances de sofrer com a acne, seja ela de qualquer nível.

Beber muita água pode te ajudar a ter uma pele mais saudável e hidratada também, busque dar atenção a estes pequenos fatores, assim você poderá ficar tranquilo em relação aos cravos e espinhas.

Os fatores hormonais também influenciam a saúde de sua pele, é importante que você visite endocrinologistas de tempos em tempos para que a sua saúde hormonal seja devidamente monitorada.

Como evitar a acne?

Como dica principal sugerimos que você visite de uma vez por todas um dermatologista. Estes médicos estudam durante toda a vida para que estejam aptos a cuidarem de sua pele, então nada mais justo do que visitá-los.

Além disso, pode ser necessário o uso do medicamento Roacutan ou similares, devido a gravidade do problema.

No entanto, existem sim algumas maneiras caseiras de se minimizar o problema, fingir que elas não existem é pura ignorância.

Sabendo que a acne inflamatória gera muita dor, é sempre bom ter ideias rápidas de soluções para o problema.

Limpe a sua pele de maneira adequada

Nada de deixar a limpeza da pele em segundo lugar, limpe bem quando for fazer. Lave com um sabonete próprio e passe loções adstringentes, cremes hidratantes também podem ser uma boa ideia em determinadas peles.

Não tenha pressa, passe o tempo necessário limpando a sua pele, somente assim é que você perceberá bons resultados na diminuição da acne, lembre-se que isso tem muito a ver com a oleosidade.

Não lave o seu rosto muitas vezes por dia

Outro problema que poucas pessoas imaginam é que lavar o rosto demasiadas vezes também é um problema.

Se você lava muitas vezes por dia o seu rosto, você força o seu organismo a criar mais oleosidade para se defender, é natural.

O recomendado é que você lave o seu rosto no máximo três vezes ao dia, não mais que isso e não menos que duas: uma ao acordar e uma antes de dormir.

Esse cuidado pode te trazer resultados relevantes, perceba a melhora de sua pele em questão de poucas semanas.

Nada de passar coisas duvidosas em sua pele

Você deve ter muito cuidado ao comprar coisas de terceiros para passar a sua pele sem antes consultar um dermatologista especializado.

A nossa pele é extremamente sensível e por isso devemos cuidar bem daquilo que passamos nela.

Nada de passar produtos que não sejam feitos para a pele, isso pode até te trazer alguma melhora no momento, mas os problemas posteriores são certos.

Não deixe de usar protetor solar

O protetor solar é algo extremamente importante para a nossa pele, mesmo a do rosto. Você deve entender que, para uma pele saudável, é importante cuidar de tudo e não apenas da acne em si.

Use protetor solar para manter a sua pele devidamente hidratada e bem cuidada, isso pode te ajudar a não sofrer com mais problemas de pele.

Não abuse das frituras, elas são um veneno

Quando você já possui uma pele oleosa e abusa nas comidas gordurosas, você dá a sua pele a chance de produzir ainda mais sebo e oleosidade.

Tenha em mente que quanto mais comida saudável você ingerir, melhor. Algumas comidas promovem a cicatrização da pele, invista nisso.

Frutas e verduras são sempre bem-vindas no cardápio de quem deseja ter uma pele de dar inveja.
Contra a acne nada melhor do que uma alimentação com pouco óleo, margarina ou comidas com muita gordura como por exemplo queijos amarelos.

Beba muita água, isso poderá te ajudar a ter uma pele mais saudável.

A acne é um problema que afeta boa parte dos adolescentes, mas engana-se quem pensa que os adultos não sofrem com isso.

Alguns quadros são tão sérios que as pessoas levam a acne para toda a vida, por isso é importante cuidar logo no início.

Se você tem problemas sérios com a acne, faça os tratamentos indicados pelos médicos de sua confiança, somente assim é que você conseguirá se ver livre disso de uma vez por todas.

Lembre-se de não tomar para si medicamentos indicados à outras pessoas, peles diferentes reagem de maneiras diferentes a medicamentos ou cremes.

Busque um tratamento pensado cem por cento para você, isso faz toda a diferença.