como combater a ansiedade

A ansiedade é um problema real que tem atrapalhado a vida de inúmeras pessoas.

Isso é algo extremamente sério e problemático, é imprescindível que o afetado pela doença busque por assistência psicológica para o controle de danos.

A ansiedade se mostra em crises, quando a pessoa que sofre da doença fica exposta a situações de estresse as crises começam a ocorrer.

Para controlar isso, é importante ser rápido, por isso trouxemos algumas dicas eficazes neste post para te ajudar.

Vale lembrar que nenhuma dica presente neste post pode substituir o tratamento psicológico, estamos apenas trazendo algumas soluções práticas para momentos isolados. Continue lendo e descubra quais são.

O que é ansiedade?

Para começar essa matéria, é importante buscar definir a ansiedade, no entanto, adiantamos desde já que isso é algo extremamente difícil de se fazer.

Para começar devemos entender que a ansiedade é um transtorno mental, não tem nada a ver com o físico.

É possível identificar a ansiedade em diversos momentos de nossa vida.

É importante saber distinguir o desejo para que algo aconteça logo à ansiedade que estamos falando aqui neste post, elas não têm nada em comum.

A ansiedade identificada como transtorno psicológico é uma doença extremamente cruel, extremamente rápida quando se trata de evolução e muito convincente para aqueles que sofrem com ela.

A ansiedade começa a se mostrar de maneira desimportante, como se fosse algo pequeno e extremamente bobo.

Para começar, você pode tremer um pouco antes de fazer falas em público ou se encontrar com alguém que você gosta.

Depois, em outro momento onde você não se sente muito seguro(a), como em uma prova seletiva, você treme e começa a suar em bicas, é algo completamente incontrolável.

A ansiedade pode te imobilizar, fazer com que você se torne incapaz de se comunicar.

Ataques de choro são extremamente comuns em crises como essas, mesmo que em momentos inadequados.

Não é possível escolher não ter ansiedade, não é possível tomar em sua mão todos os efeitos disso e jogá-los no lixo, é preciso lidar com eles.

Como lidar com a ansiedade?

Para lidar com a ansiedade você deve manter-se sempre ativo.

Com o menor descuido você acaba encontrando uma zona de conforto altamente destrutiva para a sua saúde mental.

Você deve manter-se em movimento, entretido com uma coisa ou outra, está comprovado cientificamente que isso pode te ajudar a amenizar quedas bruscas de humor, por exemplo.

Atire cubos de gelo no chão

Em alguns casos a ansiedade pode estar atrelada à impotência.

A impotência é o sentimento de que não podemos fazer nada diante da situação em que nos encontramos no presente momento.

É algo extremamente sério e problemático, até mesmo para as pessoas mais tranquilas.

Se você está numa situação de ansiedade onde sente que não há nada a se fazer, atire cubos de gelo no chão com força, isso te acalmará.

Isso tem um efeito tão calmante devido à força que colocamos, é como se estivéssemos descontando toda a nossa fúria no cubo de gelo e, ao vê-lo se quebrar, deixamos de nos sentir impotentes em relação aos nossos sentimentos.

Aprenda a meditar

A meditação pode se tornar a melhor amiga de pessoas que lutam contra a ansiedade. Não tenha medo de buscar por novas práticas a fim de aprender a lidar com isso.

A meditação te dá inúmeras opções diferentes para se abordar, então busque pela mais adequada a você. Você pode começar com meditações simples, apenas respirando e inspirando, isso pode te ajudar a se acalmar.

Você pode aprender a meditar sozinho(a) pela internet ou pessoalmente em grupos de meditação, cada coisa funciona de maneira diferente para cada pessoa, busque encontrar aquilo que te fará sentir melhor.

Aprenda a fazer coisas relacionadas a arte

A arte é uma maneira incrível de nos fazer sentir úteis e representados, por isso sugerimos que você tente se envolver em algum movimento artístico.

Seja aprendendo a tocar algum instrumento ou visitando o teatro de sua cidade mais vezes.

Cada pessoa se interessa por uma coisa diferente, mas vale lembrar que existem inúmeras opções, desde movimentos circenses até cursos de pintura, em muitos casos grátis.

Envolver-se com coisas assim te colocarão em movimento, o que é muito importante. Não tenha medo de sair de sua zona de conforto, isso te trará frutos incríveis.

Num desses momentos você pode acabar descobrindo uma nova paixão, além disso te ajudar a lutar contra o transtorno de ansiedade.

Chupe um cubo de gelo

Chupar cubos de gelo pode ser eficaz contra o seu problema. Pare tudo o que está fazendo e preste atenção na sensação de ter um cubo de gelo em sua boca.

Sinta-o derretendo aos poucos, sinta tudo o que isso te proporciona. Isso com certeza será eficaz contra tudo isso o que você está sentindo.

Se apenas um não for suficiente para resolver o seu problema, não pense duas vezes antes de chupar um outro.

A ideia é que você pause todas as suas atividades por um momento ao chupar o cubo de gelo e foque cem por cento de todas as suas energias apenas nisso.

É importante que você busque compreender que o transtorno se mostra diferente para cada pessoa, então isso pode sim ser mais fácil de lidar para uns do que para outros.

Apenas tenha sempre em mente que você precisa continuar buscando soluções, não se acomode e nem se acostume com o sofrimento disso.

Vá testando os nossos métodos e descubra o que funciona para você e de que maneira.

Para muitas pessoas um simples chá calmante faz toda a diferença, enquanto para outras isso é simplesmente inútil. Não descarte possibilidades, vá tentando descobrir o que é melhor para você.

Nossas dicas são bastante neutras, não indicamos nada muito difícil de se realizar.

Encontre aquilo que melhor funciona para você e vá nesta direção.

A ansiedade é um claro mal a ser combatido, você deve lutar contra isso o quanto antes, afinal, transtornos psicológicos evoluem muito rapidamente. Não deixe de se informar, isso é extremamente importante!