saude do homem

Ainda que seja um assunto de extrema importância, a saúde do homem não é tão comentada assim.

Muitos homens acreditam que as suas saúdes são completamente fortes e que não necessitam de nenhum tipo de ajuda ou mesmo de atenção.

Por isso é que tantos homens, na terceira idade, descobrem ter doenças problemáticas, como por exemplo o câncer de próstata, que não foi identificado no início devido à falta de exames periódicos por parte do paciente.

É importante compreender que a saúde dos homens é tão importante quanto a das mulheres. Ambos devem visitar um médico de tempos em tempos para garantir que nada dê errado.

Por que é importante estar atento à saúde do homem?

A atenção à saúde do homem é importante porque isso foi deixado de lado durante muito tempo.

Conceitos antigos e ultrapassados fazem com que os homens se sintam pouco encorajados a visitarem um médico, enquanto isso é primordial para a saúde.

Todo homem, assim como as mulheres, fica exposto a diversos problemas de saúde que, quando tratados, podem ser curados muito mais facilmente.

Ainda existem homens que acreditam que a região íntima é a única que merece cuidados, mas isso não é verdade.

É importantíssimo realizar uma visita periódica ao médico para saber se tudo está funcionando como deveria.

Ejaculação precoce

A ejaculação precoce é um problema pelo qual a grande maioria dos homens passam durante a vida, mais cedo ou mais tarde. É um problema sério que pode causar profundos danos à autoestima.

O problema consiste no homem não ser capaz de prolongar o coito, atingindo o orgasmo em alguns poucos minutos. Isso é algo a ser reparado, afinal, quanto mais cedo for identificado, mais fácil se torna de resolver.

Algum simples medicamento pode ser suficiente na maioria dos casos, enquanto em outros é necessário que a pessoa crie uma rotina regrada de masturbação a fim de conseguir controlar o orgasmo.

Cada caso é um caso, por isso acreditamos que a melhor solução é visitar um médico especialista no assunto e aguardar os seus comandos.

Atividades físicas

As atividades físicas representar uma parcela importante da saúde do homem, sem exercícios é possível desenvolver vários problemas como consequência.

Alguns homens acreditam que somente jogar uma ou outra partida de futebol de semana em semana é suficiente para que as atividades físicas estejam em dia, mas isso está longe de ser verdade.

Para que a atividade física possa estar completa devemos mesclar a maneira como gastamos essa energia diariamente. Uma caminhada pela manhã, uma partida de futebol, uma hora de musculação na academia, pular corda, natação… todas essas coisas podem ajudar.

Teste novas maneiras de se exercitar, quem sabe assim você consiga de fato ter uma rotina mais saudável.

Alimentação

Se formos reparar, a grande maioria das pesquisas relacionadas à qualidade da alimentação alegam que as mulheres se preocupam mais com isso do que os homens.

É importante ter cuidado ao ingerir comidas prontas ou congeladas, prefira preparar um almoço balanceado com folhas verdes, carnes e carboidratos.

Cuidando da alimentação é possível obter melhoras em relação ao sobrepeso, que é outro problema muito recorrente em relação aos homens.

Existem opções de restaurantes que oferecem cardápios mais bem pensados e saudáveis, é possível estabelecer contratos com estes lugares a fim de conseguir uma melhor alimentação.

Câncer de próstata

Este é um assunto já muito bem conhecido pela grande maioria dos homens, que relutam ao máximo antes de visitarem um médico.

O câncer de próstata é o inimigo principal da saúde masculina e deveria ser tratado com mais seriedade. No entanto, ainda assim pouquíssimos homens se submetem ao exame, o que é um agravante ao problema.

Assim como qualquer tipo de câncer, o de próstata tem um tratamento muito mais fácil quando descoberto logo no início. A maioria dos homens, no entanto, só visitam o médico quando o câncer começa a dar graves sinais.

Este é um hábito que precisa ser mudado com urgência, afinal, se os homens se mobilizarem por esta causa a porcentagem de mortes devido ao câncer de próstata cairá de maneira drástica.

Higiene bucal

Quando falamos sobre saúde, não podemos deixar de citar a saúde bucal que é de extrema importância para a nossa qualidade de vida.

A porcentagem dos homens que visitam o dentista ainda é baixa em relação às mulheres, por isso é muito importante incentivar isso.

A saúde bucal é importante parra que possamos nos alimentar de maneira correta, para que não sintamos fortes dores e para que isso não nos traga problemas futuros como a perda total ou parcial dos dentes.

Assim como devemos participar de exames de rotina em relação à saúde de nosso corpo, não podemos esquecer da saúde bucal.

As cáries, por exemplo, são causadoras de fortes dores na região bucal, mas quando tratadas no início geram menos damos, podendo até mesmo custar menos em relação às cáries avançadas.

Buscar por ajuda é sempre uma boa ideia, no final das contas é sempre muito decisivo antecipar ou não as tomadas de decisões em relação à nossa saúde.

Leve em consideração que o profissional está devidamente informado para te passar um diagnóstico, também por este motivo é que você deve recorrer a ele antes de qualquer coisa.

Se os homens buscarem tomar mais cuidado com a saúde, talvez a expectativa de vida em relação Às mulheres deixe de ter uma diferença tão grande. Não deixe de incentivar os homens que você conhece ao auto cuidado, isso faz toda a diferença.

Na maioria dos casos de problemas sérios de saúde, temos casos que podem ser facilmente tratados com um diagnóstico obtido mais cedo.

Qualquer sintoma deve ser motivação o suficiente para levar qualquer um ao médico, incluindo os homens neste total.

A saúde do homem não precisa ser um tabu, é algo cem por cento ligado ao bem-estar e à qualidade de vida.

Não há problema algum em se cuidar e buscar ter a melhor vida possível. Marque um exame de rotina com algum médico de sua confiança e faça a diferença.